As pessoas fazem sexo. E gostam, sejam quem forem ou em qualquer parte do mundo. De facto, um estudo recente da Universidade de Manchester descobriu que cerca de metade dos homens e cerca de um terço das mulheres com mais de 70 anos ainda praticam atividades sexuais regulares. sexo na terceira idade é bom. O estudo, no qual foi analisado um grupo de 7000 pessoas, revelou que, na verdade, é muito comum que o sexo continue a estar presente nos nossos anos 70 e 80 e, ao contrário do que alguns pensam. Definitivamente, não há um limite de idade superior para desfrutar do sexo.
Claro que existem algumas limitações. À medida que as pessoas envelhecem, pode ser mais difícil executar um ato sexual. A disfunção erétil está associada à idade? A disfunção erétil, a dificuldade em atingir o orgasmo e até mesmo problemas com resistência foram registadas como barreiras ao ato de fazer sexo e, considerando este aspecto, provavelmente podemos supor que, se estes fatores não fossem um problema, o número de pessoas com idade superior a 70 anos que fazem sexo seria ainda maior.
Então, praticar sexo é óptimo seja em que idade for. sexo na terceira idade é melhor. É um sinal de saúde, acima de qualquer dúvida. Mas também é necessário relembrar que a saúde sexual é muito importante.
Pesquisas recentes mostram que as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) estão em alta, incluindo entre a população mais idosa.
Existe sempre o risco de contrair uma infecção ou uma doença sexualmente transmissível se a pessoa tiver relações sexuais, independentemente da sua idade. Alguns especialistas sugerem que as doenças sexualmente transmissíveis estão a tornar-se mais prevalentes entre as gerações mais velhas simplesmente porque é menos provável que usem métodos contraceptivos.
Uma mulher que já não pode engravidar pode não querer que o parceiro use um preservativo, por exemplo, e pode vir a descobrir mais alguma coisa depois. Outros apontam para diferenças geracionais – as pessoas que agora estão nos seus 70 e 80 são talvez mais livres sexualmente que seus antepassados, então é lógico que haja mais sexo e, portanto, mais risco.
De qualquer forma, parece haver uma verdadeira falta de ações de sensibilização e educação na área das pessoas mais velhas e do sexo. As campanhas de saúde sexual são invariavelmente destinadas aos jovens e não há informações suficientes para alguém com mais de trinta anos. Na verdade, na sociedade atual a maior parte do foco é sobre as pessoas no final da adolescência e quando chegam à idade dos 20 anos.
Então, o que devem fazer as pessoas mais velhas? Bem, se o nosso leitor é uma pessoa idosa sexualmente ativa e valoriza a sua saúde sexual (como deve fazer!), então o nosso leitor pode procurar aconselhamento e ajuda online e de profissionais de saúde. Eduque-se sobre os riscos e como manter uma vida sexual em segurança, para si e para os seus parceiros. Desfrute de sexo na terceira idade…