disfunção erétil

Problemas sexuais como a disfunção erétil não só afetam o homem com o problema, mas também a sua parceira. Se ela não está a ter a satisfação sexual que costumava, pode passar por todos os tipos de emoções, da simpatia à preocupação, depois passa para a frustração e o desespero – particularmente se houvesse intimidade a dois de forma regular ou se o casal estivesse a tentar engravidar.

A mulher de certeza que quer apoiar o seu parceiro, mas talvez não tenha a certeza de como pode ajudá-lo, ou entender o que ele está a sentir de facto. A disfunção erétil pode ser uma experiência devastadora para um homem, que derruba a sua confiança e diminui a sua auto-estima. Aqui ficam algumas maneiras de ajudar o seu parceiro neste momento difícil.

Falar abertamente um com o outro sobre o problema é o primeiro passo. A comunicação é vital em qualquer relacionamento, especialmente se houver problemas de saúde que afetam o casal. Se ele está relutante em falar abertamente ou está preocupado com o facto de estar a decepcionar a sua parceira, é uma boa ideia começar por tranquilizar o seu parceiro de que ele não tem nada pelo qual se envergonhar e que ele pode conversar com a sua parceira sobre qualquer coisa. Tente abordar o assunto quando estiver sozinho e tenha tempo para uma longa conversa. Assim, criará um ambiente relaxante e de apoio para ambos falarem abertamente e sem pressões.

Um dos efeitos mais comuns da disfunção erétil nas mulheres é acharem que os seus parceiros deixaram de as achar atraentes ou que eles não se sentem atraídos por elas. Perguntar ao seu parceiro como ele se sente, o que está a pensar, é o caminho a seguir. Desta forma poderá descobrir se a causa da disfunção erétil é de ordem emocional ou psicológica ou se existe algum problema físico que levou a esta situação.

Se ambos tiverem a certeza de que estão felizes um com o outro e a causa da impotência sexual não é devido a problemas na relação, então deverão consultar um médico. Isto é particularmente importante para homens mais velhos, pois a disfunção erétil é muitas vezes um sintoma de uma condição de saúde subjacente, como doença cardíaca. O facto de a mulher acompanhar o seu parceiro durante as consultas ajuda a cimentar a confiança e o amor do casal. Desta forma, é possível demonstrar ao homem que ambos estão preocupados e empenhados a melhorar a saúde e o bem-estar do casal.

Um pénis saudável começa com um bom coração e uma boa saúde vascular, portanto, é fundamental que as mulheres incentivem os seus parceiros a concentrarem-se na sua condição física geral, o que pode ajudar a aliviar os sintomas da disfunção erétil.