Entrega no dia seguinte disponível em Portugal

Microginon (Microgynon)

  • Microginon Box
  • Microginon Box
  • Microginon Blister
Microginon Box Microginon Box Microginon Blister
Entrega de medicamentos em 24 horas
Entrega de medicamentos
em 24 horas
Embalagem segura e discreta
Embalagem segura e
discreta
Médicos registados na UE e GMC
Medicos e farmácia registados
na União Europeia
Medicamentos de marca genuínos
Medicamentos de marca
genuínos

Microginon

A pílula Microginon é uma pílula combinada, uma vez que contém duas hormonas femininas diferentes, em pequenas doses, o levonorgestrel, que é um progestagénio, e o etinilestradiol, que por sua vez é um estrogénio. Microginon é principalmente usada pelas mulheres para prevenir a gravidez, mas também pode apresentar vantagens não contraceptivas para a sua saúde. A menstruação pode ser menos dolorosa e curta, e os sintomas pré-menstruais também pode ser reduzidos. Também pode ser indicada a sua toma para casos de doentes com endometriose. Microginon deve ser tomada por mulheres com mais de 18 anos.

Um comprimido de Microginon contém 0.15 mg de levonorgestrel e 0.030 mg de etinilestradiol, juntamente com cera montanglicol, lactose mono-hidratada, talco, amido de milho, povidona 25000, sacarose, estearato de magnésio, macrogol 6000, povidona 700000, carbonato de cálcio, glicerol 85%, dióxido de titânio E171 e óxido de ferro amarelo E172. Cada comprimido deve ser biconvexo e redondo. Um blister de PVC/Alu deve conter 21 comprimidos.

Como deve tomar a pílula Microginon

Cada embalagem de Microginon, contém 21 comprimidos aos quais corresponde um dia da semana. Tome um comprimido diariamente sempre à mesma hora, até acabar os 21. Depois, nos 7 dias seguintes não deve tomar qualquer comprimido, cumprindo assim uma pausa, durante a qual vai aparecer o seu período menstrual. No oitavo dia, deve recomeçar as tomas, iniciando um novo blister. Assim, iniciará um blister sempre no mesmo dia de cada mês, o que levará a que a menstruação comece também sempre no mesmo dia.

Se vai começar a tomar um contraceptivo oral pela primeira vez com Microginon, deve começar a tomar esta pílula no primeiro dia do seu ciclo menstrual, que corresponde ao primeiro dia de menstruação. Fica automaticamente protegida contra a possibilidade de engravidar. Tal não acontece se apenas começar a tomar entre o segundo e o quinto de menstruação. Nesse caso deve utilizar um método anticoncepcional de barreira durante os 7 dias seguintes.

Se quiser mudar trocar de pílula combinada ou parar de usar um anel vaginal ou um adesivo contraceptivo, e começar a tomar Microginon, deve começar a tomar a nova pílula logo a seguir a ter terminado o blister da pílula anterior, sem fazer a habitual paragem de 7 dias. No caso de ter um anel vaginal ou sistema transdérmico, deve começar a tomar Microginon no dia em que retirar o seu método contraceptivo.

O que fazer quando se esquecer de tomar Microginon

Se estiver num período de até 12 horas a seguir à hora de toma habitual da pílula, deve tomar o comprimido logo que se lembre, sem necessidade de tomar medidas anticoncepcionais adicionais. A proteção contra a gravidez está assegurada.

Se o seu esquecimento se prolongar por mais de 12 horas em relação à hora habitual, deve seguir alguma regras de acordo com a semana em que se esqueceu. Se foi na primeira semana, deve tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que tome dois ao mesmo tempo. Deve tomar medidas extra para se proteger contra a possibilidade de engravidar, utilizando um método contraceptivo de barreira, pois a eficácia da pílula está comprometida. Se o esquecimento ocorrer durante a segunda semana, tome o comprimido logo que se lembre, mesmo que tenha que tomar dois ao mesmo tempo, e siga as tomas dos dias seguintes da forma habitual. Não precisa de utilizar outro método contraceptivo pois a fiabilidade da pílula é mantida. Se o esquecimento se der na terceira semana, pode optar por duas possibilidades, ambas sem necessidade de tomar medidas contraceptivas adicionais. Pode então optar por tomar o comprimido esquecido logo que se lembre, mesmo que, mais uma vez, tenha que tomar dois ao mesmo tempo, e começar logo a embalagem seguinte no fim do blister actual, sem realizar os 7 dias de pausa. Ou então tem a opção de parar de tomar os comprimidos do blister actual, sem tomar o esquecido, e iniciar o habitual intervalo de 7 dias. Depois comece o novo blister no dia em que habitualmente começa a tomar a pílula.