Deixar de Fumar

Pratique😀

Fumei um maço por dia durante anos. E eu “desisti” mais vezes do que consigo me lembrar.

Toda vez que tentei parar e falhei, aprendi algo sobre como parar.

  • Aprendi que a vontade pessoal de desistir era a única maneira de realmente fazê-lo.
  • Aprendi que os “nic-fits” duram 3 dias, então depois que você passa o terceiro dia, as coisas ficam muito mais fáceis.
  • Eu aprendi que apenas cerca de 2 semanas depois de você parar, uma segunda rodada de jogos mentais começa a atingir seu cérebro, pressionando pensamentos como “Eu posso ter apenas um …” que levam ao fracasso
  • Aprendi que minha atitude pessoal teve um impacto significativo no meu sucesso ou fracasso ao parar.
  • Aprendi que manter o controle de marcos é absolutamente crítico para sair com sucesso.

Essas lições absolutamente me ajudaram a sair com sucesso da última vez que tentei.

Desisti pela última vez em 3 de julho de 1995. Meu pensamento era que queria que os fogos de artifício fossem no dia 4. Neste dia 3 de julho fará 25 anos desde que dei uma única tragada de um único cigarro.

Após a experiência que tive com tentativas quase bem-sucedidas de parar de fumar no passado, me permiti um último cigarro depois do almoço em 3 de julho e me comprometi a ser o último.

Eu não parei com o compromisso. Eu sabia melhor. Eu já tinha passado por isso.

Quando terminei meu cigarro do meio-dia, planejei os próximos dias. Eu estava de plantão com o centro de comunicações ultra-secreto na base, que estava 12 horas ligado, 36 horas fora, e eu sabia que tinha cerca de 20 horas antes de ter que trabalhar novamente.

Eu tenho que trabalhar para mudar meu estilo de vida.

Fui ao posto de troca da base e comprei suprimentos de balas e chicletes, mas principalmente comprei material de limpeza.

Eu tinha o resto do dia de folga, não tinha que ir trabalhar até a manhã seguinte, então eu tinha o resto do dia para LIMPAR.

Limpei TUDO.

Eu tinha classificação suficiente para ter meu próprio quarto de quartel, então limpei isso de cima a baixo. Limpei cada pedaço de roupa que eu tinha, todos os meus lençóis, lençóis, cobertores, toalhas, cada pedaço de pano que eu tinha.

Então eu puxei os sacos de lixo. Foi quando me comprometi não apenas a “parar de fumar”, mas a “não ser fumante”. A experiência me ensinou a diferença.

Joguei fora todos os itens relacionados ao fumo que eu possuía. Não apenas cada cigarro, mas cada isqueiro, cada cinzeiro, cada caixa de fósforos, até mesmo cada camiseta ou chapéu relacionado ao tabaco ou qualquer outra coisa que eu tivesse.

O que eu tinha aprendido era que não era apenas importante para mim “parar de fumar”, era importante para mim “parar de ser fumante”.

Houve duas outras coisas que eu fiz uma vez, desta vez eu parei com sucesso que eu nunca tinha feito antes que eu acho que contribuíram para a vitória.

  1. Eu propositadamente evitei dizer “estou tentando parar” e, em vez disso, disse sempre que perguntado sobre algo como: “você quer um cigarro?” Eu respondia “eu não fumo” em vez de “estou tentando parar”. Acredito que a mudança mental fez uma ENORME diferença no resultado.
  2. Comecei a contar. Contei horas, depois dias, depois semanas, depois meses, ainda conto anos. E me lembrei a cada passo, a cada marco, que uma única tragada de um único cigarro teria destruído todo o trabalho que eu havia feito até aquele momento. Eu também, especialmente nos primeiros dois anos, contei dinheiro. Mantive um bom registro de quanto dinheiro eu economizei por não fumar naquele mês. É incrível quanto dinheiro existia em meados dos anos 90, quando um maço de cigarros custava um quarto do que custa agora.

Muitos dos passos que dei foram sobre atitude. Eu disse a todos os meus amigos e minha namorada a mesma coisa – – não “estou tentando parar”, mas “eu não fumo mais”.

Foi uma grande mudança mental. E funcionou.

Dizer a todos na minha vida que eu não fumava me manteve responsável. Contar o tempo me fez prestar contas a mim mesmo. Limpar meu quarto, minhas roupas, inferno minha vida, fez uma mudança real em vez de “algo que eu estava tentando fazer”.

Um último conselho para quem está tentando parar de fumar. Água gelada FRIA. Mantenha água fria disponível. Não encontrei nada melhor para conter os desejos viciantes. Não curou. Mas tirou a vantagem melhor do que qualquer outra coisa que eu possa lembrar.