O mundo enfrenta uma ameaça global, de um novo coronavírus, causador da COVID-19, uma doença que afeta seriamente o sistema respiratório. O reforço do sistema imunológico mostra-se, então, fundamental para que os sintomas da doença sejam mais leves. Como tal, investir em impulsionadores do sistema imunológico é imprescindível para manter a imunidade em alta.

O Sars-Cov-2, ou novo coronavírus, é o vírus que está a espalhar-se pelo mundo todo a uma velocidade impressionante. Por isso, a maioria dos países fecharam as suas fronteiras e estão a manter todas as pessoas em casa, com o comércio fechado, tal como acontece aqui em Portugal.

Tendo em conta que não existe ainda um tratamento eficaz, nem uma vacina, é preciso munirmo-nos de armas que nos ajudem a lutar, por nós mesmos, contra este novo coronavírus. E é aí que entra o reforço da imunidade.

Continue connosco e saiba o que fazer para reforçar o sistema imunológico!

Como reforçar o sistema imunológico

O sistema imunitário, ou imunidade, é responsável por defender o nosso organismo contra a invasão de agentes externos, como as bactérias, vírus e fungos. Quando ele está em perfeitas condições, consegue “lutar” contra esses agentes. No entanto, quando está debilitado, deixa-nos mais suscetíveis a essas ameaças.

Tendo em conta que a COVID-19 (Doenças por coronavírus de 2019) é causada por um vírus, ter a imunidade em alta mostra-se vantajoso. Não que nos proteja da doença, nem tão pouco impede o seu contágio. No entanto, evita que nós soframos de sintomas muito graves e protege-nos de sequelas futuras.

O reforço das nossas defesas internas com impulsionadores do sistema imunológico mostra-se a forma mais eficaz de prevenir um estágio muito avançado da doença, aumentando a probabilidade de apenas sofrer de sintomas leves, evitando a necessidade de internação e outras práticas, como a entubação, por exemplo.

Como não impede o seu contágio, é fundamental adotar medidas de higiene rigorosas, com a lavagem das mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, ou uma solução de álcool gel. Deve ainda respeitar a etiqueta respiratória (tossir e espirrar para o antebraço ou colocando um lenço à frente).

O uso comunitário da máscara é agora obrigatório, tendo em vista o levantamento do estado de emergência e a abertura do comércio, embora lentamente. A máscara, quando usada por todas as pessoas, diminui em grande escala a quantidade de vírus a circular e, por isso, diminui a taxa de contágio.

Como ter imunidade em alta?

Para conseguirmos uma imunidade alta, é fundamental adotarmos uma alimentação regrada e equilibrada, com a integração de muitas frutas e legumes, os quais são ricos em vitaminas e minerais, tão importantes para o nosso sistema imunológico.

Além da alimentação, devemos praticar exercício físico regularmente, ter uma boa noite de sono e evitar o stress.

Estes são os principais fatores impulsionadores do sistema imunológico, os quais são indispensáveis se queremos níveis de imunidade altos.

Vejamos cada um desses impulsionadores em detalhe!

Alimentação

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para nos mantermos longe de várias doenças. Além disso, alguns nutrientes são fundamentais para o reforço do nosso sistema imunológico, o qual é responsável por defender o nosso organismo de fungos, bactérias e vírus.

Como estamos a falar do combate à COVID-19, devemos aumentar a ingestão de certos micronutrientes que aumentem as nossas defesas, como os alimentos anti-inflamatórios. Estes são, por exemplo, todos os legumes de folhas verdes escuras, como o caso dos espinafres, grelos e dos brócolos.

Estes legumes são muito ricos em vitamina E, muito importante para a nossa imunidade. Além desses legumes, poderá encontrar esta vitamina em alguns óleos, como o azeite. Também são boas fontes de vitamina E os frutos secos e o abacate, por exemplo.

Devemos também apostar em antioxidantes, como as frutas cítricas e os frutos vermelhos. Estes últimos são alimentos anti-inflamatórios, por serem ricos em antocianinas. Então, aposte em morangos, framboesas, mirtilos, amoras, entre outros. E tem ainda a vantagem de estarmos na época destas frutas!

Os citrinos são muito ricos em vitamina C, também fundamental para o nosso sistema imunológico. Invista em frutas como a laranja, tangerina, clementina e limão. O pimento também é um alimento muito rico em vitamina C.

A água também pode ser tida como um impulsionador do sistema imunológico. Sem dúvida, a água é essencial para a nossa vida, em todos os sentidos. Como tal, tenha certeza que ingere, no mínimo, 2 litros de água por dia. Nos dias de mais calor, aumente a quantidade de água.

Outro dos impulsionadores do sistema imunológico é a vitamina D. A melhor forma de obtê-la é pela exposição solar durante 1 hora. Claro que, se estamos de quarentena, e nos é impossível estar esse tempo ao sol, devemos optar pela suplementação.

O que não comer para proteger o nosso sistema imunológico

Da mesma forma que existem alimentos que favorecem o sistema imune, também existem alimentos que o prejudicam. Sendo assim, durante a pandemia de COVID-19, principalmente, deve evitar a todo o custo consumir produtos com açúcares refinados, como bolos, por exemplo.

Deve ainda evitar o consumo de produtos processados, principalmente pelas altas concentrações de açúcar, como é o caso dos cereais.

Os alimentos ricos em gorduras saturadas também devem ficar fora do nosso cardápio. Além disso, deve evitar o consumo de álcool nesta fase, mesmo que em moderação.

O ideal é manter sempre estes alimentos fora da sua mesa. No entanto, sabemos que muitas vezes não é possível e, convenhamos, não dá para negar um docinho de vez em quando. Durante esta fase deve bani-los por completo mas, depois, tente reduzir o máximo possível, pois precisamos sempre de manter a nossa imunidade alta.

Exercício Físico

Outro dos impulsionadores do sistema imunológico é o exercício físico. Manter-se em forma é imprescindível para a imunidade. Mas não basta fazer desporto uma vez ou outra. É essencial praticar desporto regularmente, no mínimo três vezes por semana.

Sabemos que nesta altura de confinamento em casa parece-nos impossível fazer exercício físico. Mas a verdade é que existem muitos exercícios que podem ser feitos em casa. E hoje em dia nem tem desculpas, porque encontra vários na internet, e para todos os gostos!

Stress

Um dos fatores responsáveis por deixar o nosso sistema imunológico em baixo é o stress. O dia a dia muito corrido faz com que os nossos níveis de stress estejam elevados. Ainda mais altos ficam neste tipo de situação, na qual impera o receio, o medo do desconhecido.

Apesar de ser difícil, temos de fazer de tudo para nos mantermos tranquilos e calmos, sem grande ansiedade e stress. A meditação e Yoga são apontadas como algumas das melhores práticas nesse sentido.

Yoga

Além disso, garanta um tempo de solidão. Estar em casa, fechados, 24 horas sobre 24 horas, com o cônjuge e os filhos sempre ali, pode ser mais um causador de stress. Nesse sentido, ter um sítio da casa estipulado para estar sozinho é essencial. Cheguem a um acordo entre todos e respeitem o vosso momento de solidão.

Impulsionadores do sistema imunológico – Suplementação

É cada vez mais difícil garantir uma alimentação equilibrada e perfeita que nos dê todos os macro e micronutrientes na proporção certa. Por isso, a suplementação pode ser a solução para garantir a ingestão das vitaminas e minerais essenciais ao nosso sistema imunológico.

sistema imunológico

Existem no mercado, atualmente, dezenas de suplementos e multivitamínicos para nos ajudar a manter os níveis de vitaminas e minerais ideais.

O Immune Support é um dos suplementos destinados ao reforço da imunidade, com extratos de ervas avançados, beta-glucanos, arabinogalactano, antioxidantes, vitamina C, vitamina E, entre outros.

Vacinas e imunização: o que é vacinação?

As primeiras vacinas COVID-19 já começaram a ser introduzidas nos países. Antes que as vacinas COVID-19 possam ser administradas:

Conclusão:

A COVID-19 é uma realidade e não há nada que possamos fazer para negá-la. Por ser uma doença nova, não existe ainda uma vacina nem tratamento eficaz. Como tal, é nossa obrigação reforçar o sistema imune para que, caso sejamos contagiados, passemos pela doença apenas com sintomas leves.

É fundamental a higiene e a etiqueta respiratória, assim como o uso de máscara por toda a população.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em vitamina C e E, mostra-se fundamental para reforçar o sistema imunológico. Deve também apanhar sol o bastante para garantir as doses necessárias de vitamina D e manter-se hidratado.

Deve ainda praticar exercício físico regularmente e tentar eliminar o stress do seu quotidiano.

A suplementação mostra-se uma grande aliada no combate ao vírus, pois garante altas doses de vitaminas e minerais essenciais para a imunidade.

Não deixe corra riscos, nem coloque os que você ama em risco! Procure os impulsionadores do sistema imunológico para garantir que o seu sistema imunológico está perfeito e com força para combater o novo coronavírus!