Fumo e a Impotência

Existe à muito o mito do fumo associado à sensualidade e à sexualidade. Mas isto não podia estar mais longe da realidade. Vários estudos mostram que o cigarro tem a capacidade de interferir gravemente com as ereções e com as relações sexuais. Quando falamos de impotência e disfunção erétil sabe-se que existem vários fatores físicos e psicológicos associados mas um dos mais comuns é o cigarro.

Porque é que fumar pode causar impotência?

Fumar pode causar lesões nos vasos sanguíneos; a má circulação do sangue arterial também acontece no pénis. Mas se parar de fumar pode melhorar a suas saúde vascular, saúde sexual e performance sexual.

Danos de Fumar na saúde do pénis

O cigarro pode causar danos em todas as partes do corpo. Os químicos entram na circulação sanguínea; logo os químicos chegam a todas as partes do corpo, inclusive ao pénis. As lesões causadas por estes químicos nos vasos sanguíneos interferem com a ereção. Mesmo que esteja tudo funcional a nível nervoso, devido às lesões nos vasos sanguíneos, o paciente não consegue ter ou manter uma ereção.

Existem vários estudos que mostram isto. Um estudo de 2005, no American Journal of Epidemiology, mostrou que os fumadores compulsivos aumentam a probabilidade de terem disfunção erétil. Outro estudo de Junho de 2016 publicado no BJU Internacional mostrou que os fumadores tem maior percentagem de lesões no ADN do esperma em comparação com o grupo de control. Logo, fumar altera também a qualidade funcional do esperma.

Soluções para a Impotência em fumadores

Deve discutir este problema com o seu médico de família, ele/ela é a pessoa ideal para o aconselhar. Mas quanto mais cedo lidar com a situação de impotência/disfunção sexual, mais cedo encontrará uma solução para o seu problema.

Conselhos para deixar de fumar

Se está seriamente a pensar deixar de fumar, ficam aqui alguns dos conselhos dados pelo National Heart, Lung and Blood Institute (Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue) para deixar de fumar:

  • Faça uma lista das razões porque quer parar de fumar. Além disso, deve escrever as razões que o impediram de parar de fumar noutras tentativas anteriores.
  • Tenha atenção às situações que o levam a fumar: beber álcool ou beber café, … Aprenda a identificá-las e a lidar com elas.
  • Peça a ajuda da sua família e amigos neste processo. Eles ajudá-lo-ão a manter-se motivado e não desistir ao primeiro retrocesso.
  • Encontre alternativas a fumar: experimente um novo hobby, uma nova modalidade desportiva,…
  • Procure métodos alternativos menos invasivos para deixar de fumar: acupunctura, hipnose, …
  • Esteja preparado para combater a vontade de fumar e os retrocessos. Se fumar um cigarro não significa que voltou a fumar, não seja demasiado duro consigo! Acredite que é possível deixar de fumar.

Um estudo de 2011 mostrou que 75% dos pacientes acompanhados nesta pesquisa que deixaram de fumar, deixaram de sofrer problemas com a ereção. Por isso, deixe já de fumar! Pense duas vezes antes de acender um cigarro, as suas ereções agradecem.